Meu jogos antigos

Já faz uns três ou quatro anos que eu me apaixonei pelo desenvolvimento de jogos. Tudo começou quando eu conheci o mais famoso maker RPG Maker, ele era fabuloso!

Adorava fazer joguinhos de RPG com ele, eu usava a versão 2000. Inclusive tinha um jogo que estava ficando muito legal, era sobre Dragon Ball Z, ele estava bem grande já, pena que logo perdi ele uma vez que deu pau no meu HD. ¬¬

Então fui me aprofundando nessa área de makers, conheci o GameMaker e o Klick n’ Play, que era uma versão muito simplificada do TGF, que por sua vez já é uma versão simplificada do Multimedia Fusion.

Eu achava o GameMaker um pouquinho avançado, em comparação com o Klick n’ Play, por que ele era muito básico, então me aprofundei nele, até começar a usar o TGF (The Games Factory). Então descobri o Multimedia Fusion Express, uma versão simplificada do Multimedia Fusion, ainda melhor que o TGF. Bom, com ele fui fazendo joguinhos. O primeiro que eu fiz, foi um pong, chamado Gol a Gol, tava muito simples, mas aquilo era como um sonho, desenvolver um jogo…

Todos os anos na escola, no fim do ano, tem uma feira onde são expostos Stands sobre um tema geral, e é possível utilizar qualquer recurso para tratar do tema. Em 2004, o tema foi deficiências, e cada série teve uma deficiência, dentre elas Visual, Auditiva e Mecânica, que era a da minha turma. Deficiência Física… Nosso grupo tinha feito apenas alguns cartazes, apresentações em Slides, até que eu tive a idéia de criar um jogo… No começo achei que não ia dar certo, uma vez que eu só brincava, nunca tinha realmente feito um jogo, mas acabei fazendo. Fiz no Multimedia Fusion Express, demorei 10 horas para terminar, era um jogo simples, onde um personagem de cadeira de rodas deveria atravessar a rua onde passavam vários carros.

Nome: Test Drive
Download: Clique aqui

O jogo foi um sucesso na feira, um monte de gente jogou e tal…

Bom, apartir disso, continuei estudando bastante desenvolvimento de jogos, até que fui apresentado a biblioteca Allegro para programação em C/C++. Na verdade, até antes de desenvolver o jogo do deficiente, eu já conhecia Allegro e programação, porém era muito iniciante, não passava do Hello World.

Então comecei a aprender Allegro. Gostei muito. Mas eu queria algo 3D. Então fui atras de engines. Mexi um pouco com 3D Game Studio, Dark Basic, Blitz Basic, mas não fazia nada de útil, então resolvi voltar para o Allegro.

Comecei a participar de um contest de Allegro da UniDev no começo do ano passado com o jogo ShooterDB. Seria um clássico jogo de nave, porém com scrolling horizontal.

Trabalhei um pouquinho nele, aprendi muita coisa nesse projeto, mas infelizmente não deu para terminar, sem contar que aquele código estava uma bagunça, tenho até vergonha de mostrar, mas se interessar para alguém, confiram mais informações sobre o projeto aqui.

Participei também de outro contest de jogos 2D, não importava a ferramenta. Nesse fui desenvolver um jogo de plataforma, foi outro jogo que aprendi muita coisa também. Chan Lee, o nome era nada a ver mesmo…😀

E no começo desse ano, teve outro contest de Allegro, o Allegro Contest Férias. Estava decidido a terminar um jogo nesse contest. Tinha bastante gente inscrita! Pena que só terminaram dois jogos, entre eles o meu.

Fiz um jogo de tiro em 2D, ficou meio feinho, por que eu comecei bem tranquilo e só fui continuar faltava 3 semanas para o fim do contest, e eu também estava sozinho. Mas consegui termianar ele.

Nome: Princess Wizzard
Download: Aqui

Depois fui fazer o F.A.T.I, mas agora estou pensando em outro para terminar o Contest Game UniDev.

É isso ae, comentem ae sobre meus jogos… Vlwws

2 Respostas

  1. Muito legal o jogo do deficiente, mas só consigo chegar na terceira fase…..

  2. Interessante o joguinho mas no frame final vc escreveu da proxima vez atravesse na faixa e não tem faixa no jogo…acho que vc poderia ter inserido essa opção no jogo porem o jogador teria muita dificuldade em chegar a faixa o que acabaria incentivando-o a cruzar por entre os carros, mas no demais a idéia foi boa…. intéh

Deixe uma resposta

