Programação de Jogos 3D

Sempre pensei em programar 3D, porém uma grande dúvida, que muitas pessoas já passaram, me assombrava! Qual engine, ou API usar?

Bom, essa é uma pergunta muito complexa!

API são Bibliotecas que ajudam a mexer com gráficos (API’s gráficas), como DirectX e OpenGL. Já engines são Bibliotecas que auxiliam no desenvolvimento de games, pois já contém funções e classes pré-definidas.

Eu até cogitei a idéia de aprender uma API, no caso OpenGL, inclusive havia começado a estudar (há um tempo atrás), mas desisti, pois vi que não era o meu foco (pelo menos por enquanto), então pensei, vou partir para uma engine então.

Baixei o 3D Game Studio e comecei a "brincar". Era tudo muito fácil no começo, ele já contém tudo para fazer um FPS (First Person Shooter, estilo Half-life, quake, doom) sem mexer em nenhuma linha de código. Mas apesar dessa facilidade, o 3DGS tem uma linguagem própria, e é completamente possível fazer jogos profissionais com níveis de qualidade impressionante com essa ferramenta, mas na época eu não queria aprender a sua linguagem (tinha preguiça e por que eu estava aprendendo C).

Então em minhas pesquisas conheci o DarkBasic, uma ferramenta fabulosa. Você programa numa linguagem muito fácil (derivada do basic), com comandos simples e poucas linhas, você consegue ter bons resultados! Também não me dei muito bem, na verdade, eu nunca fui muito fan dessa sintaxe.

Mas mesmo assim eu resolvi aprender Blitz3D, que é outra linguagem derivada do basic, muito fácil (pra ser sincero, eu gostei mais do Blitz do que do Dark), e eu comecei a fazer algumas coisinhas simples em 3D, mas também não me dei bem com ele, é, eu não consigo me virar muito bem no Basic! hehehe

Nesse tempo, eu andei programando bastante em C++ e Allegro (2D), e cada vez gosto mais do C++, aí então por que não aprender alguma engine para essa linguagem?

Fui, pesquisei sobre engines 3D Free, e encontrei algumas como Ogre3D, Crystal Space e Irrlicht.

A Ogre3D parece ser muito boa, os efeitos gráficos e tal, mas diziam que ela era um pouco difícil de compilar, eu também não consegui fazê-la funcionar mesmo… =D

A Crystal Space, falaram a mesma coisa, era muito difícil de compilar, então eu nem tentei!

Agora a Irrlicht foi muito fácil, eu apenas baixei o DevPak para o Dev-C++ e já era! Comecei a olhar os tutoriais do site, e alguns na internet, e estou gostando muito! Ela é bem orientada a objetos, contém várias classes que realmente auxiliam no projeto. E com algumas ferramentas adicionais, ela é muito boa.

Então estou começando a aprender a Irrlicht agora, não fiz muita coisa nela (bem menos do que tinha feito com o Blitz3D), mas estou gostando bastante. Ela suporta vários arquivos de modelos, como 3ds, md2, x, mesh e muitos outros! Isso facilita bastante! Sem contar que ela é totalmente free e multiplataforma!

Infelizmente nunca vi nenhum jogo profissional feito com ela, mas eu acredito no seu poder mesmo assim!

Outro dia eu posto alguns links sobre ela! xD

Espero que isso tenha ajudado algum iniciante como eu! hehehe

Até!

5 Respostas

  1. O Irrlicht é bacana, mexi com essa engine por um bom tempo.

    Essa história do Ogre ser complicado é uma meia verdade, o que acontece é a engine é meio “fresca” então você tem que seguir os passos que eles indicam certinho, senão não funciona.

    Bem, boa sorte com a Irrlicht e não esquece de mostrar os resultados pra gente. Falou.

  2. […] outro tópico eu disse que estava aprendendo Irrlicht. É, eu estou aproveitando meu tempo vago para aprender […]

  3. por cara eu estava tentando usar essa engine so que meu dev ñ estar reconhecendo o irrlicht
    me envia detalhadamente a instalação
    pois eu intalo o irrlicht pelo packman.exe
    digito o codigo
    faço as configurações em tool>ambiente compile, e nada, po cara me salva
    me envia pelo email
    felipeblabla@yahoo.com.br

  4. Você poderia dar mais detalhes do problema?

  5. Ola,

    Estou procurando exemplos de irrlich para rodar no dev c++. Queria algo diferente com o que vem com o pacote . Sabe onde posso encontrar?

    Acho mais facil de aprender olhando os exemplos já feitos.

    Obrigado.

Deixe uma resposta

