Jogos Casuais Online – Flash e Java

Existem centenas, ou melhor, incontáveis sites de jogos online. Que por sua vez, contém também centenas de joguinhos viciantes, que fazem você perder a hora!

Claro, existem alguns bem chatinhos, ou infantis, que demoram uma “cara” para carregar e quando carrega é aquela chatice, mas eu me impressiono com alguns! Tem uns muito bem feitos, bem acabados, com a física perfeita, ou muito divertidos. As vezes nem acredito que sejam criados com o flash! =D

Mas aqui está o foco do artigo, o desenvolvimento deles!

Esses jogos são criados, eu sua grande maioria, em Flash ou Java, e concerteza, a criação de jogos online com essas ferramentas já é considerada uma arte além do desenvolvimento desktop e para consoles. Mas então… que tal criar jogos casuais?

É, mas apesar de serem (a maioria) jogos casuais, 2D, de jogabilidade simples, não são tão fáceis quanto parece! Exatamente por serem casuais, eles tem que ter uma jogabilidade simples (por que o jogador não quer perder tempo aprendendo a jogar, e sim jogando), e ter gráficos, apesar de 2D, bem “bunitinhos”, para se tornar chamativo frente aos outros.

Aí vem outro ponto… a programação. Bom, o flash sempre foi o mais usado para isso, até que o Java começou a crescer nesse mercado, e também pudera, não tinha nem comparação o Java com o ActionScript 1.0/2.0. O ActionScript até a versão 2, é bem fraquinho, não passa mesmo de scripts, mas mesmo assim o flash levava vantagem por seu ambiente de desenvolvimento! É muito bom, dá para desenhar, posicionar objetos, animar (e muito bem!), colocar sons, é facinho, já o java era tudo no código mesmo.

Apesar de eu programar um pouco em java, nunca fiz um jogo com ela (mas tenho um projeto)! hehehe

Então, mas voltando… aí agora lançou o ActionScript3.0, eu ainda não mexi, mas pelo que vejo, é uma concorrente direta ao Java, que nem tinha vingado muito, nesse mercado!

Já desenvolvi algumas coisas com ActionScript 2.0, eu achei interessante, mas como eu disse, não se compara ao Java, ou ao ActionScript 3.0. Já que o artigo é sobre o desenvolvimento, vou postar algumas dicas e links sobre o desenvolvimento nas duas plataformas!

Java

Para programar gráficos em Java, utiliza-se a API Java2D, que é nativa do Java. É bem fácil de se mexer! O melhor lugar para ver sobre ela, é no manual da Sun mesmo.

Flash

Agora em flash existem muitos sites e blog sobre! Começo citando o site www.gotoandplay.it, na minha opnião é o melhor sobre flash! Contém vários tutoriais e exemplos! Mas aí vai mais alguns:

E sem contar os blogs de flash, que eu gosto muito:

Todos eles diretos dos meus feeds, vale a pena ter!

—————————————————————————————————

Bom, eu tentei dar uma introdução ao desenvolvimento de Jogos casuais online, agora boa sorte!

2 Respostas

  1. Opa, ah eu ali!

    Valeu pela citação, Bruno. O blog não tem recebido todas as atualizações que deveria graças ao nosso amigo Flash, como publicado no último artigo. O AS3.0 é muito superior ao AS2.0 e arrisco dizer que só não é melhor que o Java mesmo prá jogos pela falta de material e bibliotecas. Também pudera: o CS3 não foi lançado há nem 1 ano….

    AAAAhhh, outra coisa: vários dos “ótimos sites” que a gente encontra por aí em AS3.0 são baseados na gambiarra. O público do Java é altamente qualificado, enquanto o nosso mundo é cheio de “programistas”: uma porrada de cara que não saca NADA de programação de veerdade, que não se preocupam em fazer um programa bem feito e sim em fazer um programa que simplesmente funcione…

    Então, vale deixar pros leitores o aviso: nem tudo que está aí nos sites ou até em livros entraria pro nosso portfolio, se é que me entendem =P

  2. Valeu você cara, pela colocação! Eu não estou muito nessa área, ainda mais do AS3, mas eu pretendo aprender sim, acho muito interessante!

    Valeu!

Deixe um comentário

