Um pouquinho de OpenGL

Você já deve ter ouvido falar nisso né? Pois então:

“A OpenGL (Open Graphics Library) é uma especificação definindo uma API multiplataforma e multi-linguagem para a escrita de aplicações capazes de produzir gráficos computacionais 3D (bem como gráficos computacionais 2D). A interface consiste em cerca de 250 funções diferentes que podem ser utilizadas para desenhar cenas tridimensionais complexas. A OpenGL é bastante popular na indústria dos videogames e compete diretamente com o Direct3D (no Microsoft Windows). O OpenGL é bastante utilizado em ferramentas CAD, realidade virtual, simulações e visualizações científicas e desenvolvimento no campo dos videogames.” – Wikipédia

Então, como você pode ver, não é fraco não né!

Multiplataforma, muito poderosa, opensource, multilinguagem, quer mais alguma coisa?

OpenGL também é utilizado para jogos 3D, porém, ela só renderiza polígonos (baixo nível), então o resto é feito na raça. Se você quiser programar um jogo utilizando OpenGL nativamente (digo, sem nenhuma engine), é provável que você sofra um pouco, porém você está programando em um nível baixo, então tem mais liberdade e tal…

Mas OpenGL é útil para muitas outras coisas, como citadas acima no texto extraído da Wikipédia, e se você está precisando fazer algum desses tipos de softwares, concerteza você está com a API certa! =D

Além de tudo isso, OpenGL é até que fácil de se programar, suas funções são auto-explicativas e, para facilitar, as funções tem várias versões diferenciadas pelos parâmetros.

Como eu disse, OpenGL só renderiza, para criar a Janela, por exemplo, você vai precisar de alguma outra API. Pode usar a API Win32, GLUT, SDL, Allegro, GTK, e assim por diante!

Bom, mas chega de enrolação, eu vou mostrar alguns sites bons! Começando pelo mestre do OpenGL, o NeHe! Tem um curso completo de OpenGL, e com os códigos fontes em várias linguagens e APIs! Se você der uma procurada, concerteza você acha a tradução dos tutoriais do NeHe, eu sei que tem, se eu não me engano, achei na PDJ, dê uma pesquisada lá! Ahh, mas também não esqueça de acessar o Site Oficial do OpenGL, e baixar o RedBook, que é um livro excelente de OpenGL distribuído digitalmente e gratuitamente!

Ufa! Aqui vem a listinha boa:

Mas como eu sempre digo, acesse a UniDev e a PDJ, tem vários tutoriais úteis e os fóruns são excelentes!

Alguns livros que recomendo, além do RedBook, são:

  • OpenGL SuperBible
  • Begining OpenGL Game Programming
  • OpenGL Game Development

Entre outros… e você pode adquirir de modos alternativos…

Bom, talvez eu poste algum tutorial de AllegroGL, mas não prometo heein! =D

Bons estudos!

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2 Respostas

  1. Seria legal ver alguma coisa em AllegroGL aqui. Aí poderíamos comparar os códigos com o OpenGL/SDL lá do meu blog. 🙂

    O Nehe e o RedBook é realmente um clássico dos clássicos e foi bom você cita-lo antes mesmo da listinha.

    Outro que eu gostaria de citar é o site do Nate Robins, criador do glut. É meio desatualizado, mas tem excelentes exemplos, sobretudo sobre câmera, perspectiva e luzes.

    Ajudam muito a entender como a coisa funciona. O site é esse aqui:
    http://www.xmission.com/~nate/opengl.html

    Ou, mais especificamente:
    http://www.xmission.com/~nate/tutors.html

  2. Opa, pode deixar!

    Eu vou tentar fazer alguns tutoriais sobre o AllegroGL, mas vou me basear nos seus lá, que estão impecáveis! =D

    Vlww

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