Instant Messenger com VB

Há um tempo atrás, quando comecei a aprender Sockets, vi que no VB, era muito mais fácil mexer com Winsock do que com C/C++, então fui ver como que era né…

Fiz um “Instant Messenger”, onde o servidor escolhe a porta e fica escutando até que um cliente se conecte a ele. Aí então abre uma janela de conversa. Está bem simples e cheio de bugs, porém já dá para trocar umas mensagens.

Usei Visual Basic 6, apesar de velho, é um classico, convenhamos…

Contém o código fonte!

[Download]

Mas a minha aventura com o VB não termina aqui, mesmo por que foi ele que me levou a programação! Eu tenho um projeto de um “organizador de música”, acho que já comentei sobre ele aqui no blog, chama-se DBPlayer. Na verdade fiz ele para uso próprio, por que todas as músicas que tem no meu PC, estão em uma única pasta, então para me organizar, um organizador destes ajuda. Ele mostra todas as músicas numa lista, que pode ser organizada por artista ou nome da música, é só clicar duas vezes na música e ele toca, via WMP embbed no programa. Infelizmente, eu ainda não consegui ler as tags ID3v2, só a versão 1, por enquanto, mas vou arrumar isso e mais algumas coisas e logo posto ele aqui no blog!

É isso ae, espero que seja útil para alguém!

Valeu

3 Respostas

  1. Muito banaca o programa.

    Eu trabalho com VB6 há 5 anos, e não gosto da linguagem. Mas dá para fazer brinquedos muito legais com ela! 🙂

  2. Interessante seu programa, com um pouco de criatividade dá para criar um pequeno sistema para intranet, para quem necessita de uma ferramenta de pequeno porte para comunicação e precisa banir MSNs e afins. Muito útil. Obrigado

  3. […] um Instant Messenger em VB Muita gente gostou desse programinha que eu fiz em VB, e navegando por aqui, eu achei este tutorial do Macoratti que ensina a mesma […]

Deixe um comentário

