TinyXML – Parte 1

Este site mudou de endereço. Para acessar o artigo completo, acesse: TinyXML – Parte 1

TinyXML é uma Lib para manipular arquivos XML. Você pode abrir ou então criar. Nesse primeiro tutorial aqui, eu vou ensinar a

carregar os arquivos e ir lendo as tags e pegando os parâmetros.

Primeiramente, baixe a TiniXML, se estiver usando o Dev-C++, baixe o DevPak no DevPakRepository.

Agora, vamos criar um arquivo XML de Agenda, bem simples, só para lermos, mais ou menos assim:

<?xml version="1.0" ?>
<Agenda numreg="10">
    <reg id="0" nome="Bruno" tel="00000000"/>
    <reg id="1" nome="Joaquuim" tel="00000000"/>
    <reg id="2" nome="Márcia" tel="00000000"/>
    <reg id="3" nome="Pedro" tel="00000000"/>
    <reg id="4" nome="Maria" tel="00000000"/>
    <reg id="5" nome="João" tel="00000000"/>
    <reg id="6" nome="Marcela" tel="00000000"/>
    <reg id="7" nome="Fernando" tel="00000000"/>
    <reg id="8" nome="Joana" tel="00000000"/>
    <reg id="9" nome="Carlota" tel="00000000"/>
</Agenda>

Bem simples, mas vamos entender. Temos a Tag Agenda, que guarda todos os registros dentro, e tem um parâmetro que mostra a quantidade de registros, só para termos um controle. Cada tag reg, contém três parâmetros, um ID, nome e telefone. Certo, agora vamos para o C++! xD

Este site mudou de endereço. Para acessar o artigo completo, acesse: TinyXML – Parte 1

8 Respostas

  1. Ótimo tutorial cara. Eu sempre quis saber como usar o TinyXML com C++, mas nunca achei um tutorial explicando direitinho assim (os tutoriais oficiais são embolados pacas!).

    Parabéns. Falou.

  2. Muito bom mesmo! Eu também estava tentando aprender mas tive o mesmo problema do Diego.

  3. Seu toturial ficou otimo, usou a tinyxml de uma forma bem clean e facil de entender (confeso que meus codigos usando ela ficavam totalmente feios e dificel de entender :$) agora inclui parte do seu codigo no AnyDB ;D

    Ja que citou C++ no seu artigo, porq nao usar static_cast na hora de fazer o cast do numero de linhas, e usar um vector ao invez de uma array C, usar o metodo reserve do vector ja que voce pode estipular o numero de linhas, struct existe em C++ apenas para manter compatibilidade com C. sei que essas coisas são ‘chatas’ mais faça isso de um abito, claro alem de deixar seu codigo mais clean ainda do que já esta!

  4. Valeu pessoal!!! =D

    Então skhaz, eu não usei essas coisas do C++, por que eu mesmo não estou muito acostumado, eu custumo usar apenas a OO do C++, o resto eu uso do C mesmo! hehehehe

    As vezes uso vector, ou list, mas só, estou aprendendo ainda STL! =D

    Valeuuu!

  5. […] – Parte 2 No primeiro tutorial, eu mostrei como pegar dados de atributos das tags. Hoje, vou ensinar como pegar os dados contidos […]

  6. Obrigado pelo tutorial!

  7. Cara,

    Eu literalmente copiei e colei seu código, mas ainda assim deu um probleminha…

    Coloquei para imprimir todos no vetor e reparei que está como só estivesse pegando a 1ª linha, tentei usar outros métodos mas não consegui…

    Se tiver como me dá uma ajudinha nisso….

    No mais, ótimo tutorial! Muito bom mesmo🙂

    Até mais!

  8. cara. ingraçado que a tinyxml esta dando conflito com a api do windows. U.u’

Deixe uma resposta

