Makers

Makers, ou Game Makers, são programas para o desenvolvimento de jogos, que visam a facilidade, para que você, possa criar seu jogo da forma mais fácil possível, muitas vezes, sem nenhuma linha de código.

Existem vários makers, uns mais conhecidos, como o RPG Maker, Multimedia Fusion e o GameMaker e outros menos, alias, bem menos conhecidos.

O RPG Maker é, na minha opnião, mais famoso de todos. Dá para criar RPGs muito legais com ele. Tem muitas opções de configuração, além do ótimo arsenal de imagens e sons (RTP). Sempre baixava jogos feitos com ele para jogar, e depois pegar algumas imagens… Tudo começou na versão 95, a primeira versão do programa, não é da minha época, por que comecei na versão 2000. Depois ainda veio o 2003 e o atual RPG Maker XP. Eu gostava bastante do 2000, mesmo por que, foi com ele que eu entrei para o gamedev. Quando saiu o 2003, achei umas diferenças, mas era basicamente a mesma coisa. A mudança mesmo foi no XP, que eu nem usei, por que quando saiu eu já conhecia a programação.

O Multimedia Fusion (da Clickteam) é um maker de mais liberdade. Você não fica preso a um estilo, como no RPG Maker. Com o MMF (sigra do programa), você pode criar desde um jogo de plataforma, até jogos de carta, e com as várias extensões, dá até para fazer jogos online. O MMF tem suas versões “light”, como o velho Klik n’ Play (KNP, nem sei se existe ainda ^^), o The Games Factory (TGF), que é uma versão do Klik bem melhor, e o MFX (Multimedia Fusion Express), que é, na minha opnião, o melhor, por ser um TGF bem melhor. Muito fácil de mexer, e com possibilidades infinitas de jogos. Lembrando que hoje já tem versões bem mais novas. Eu mexi bastante nele, depois que sai do RPG Maker. Foi com ele que criei o meu primeiro jogo (era uma pong, chamava Gol a Gol). Depois ainda criei o Mário Pong, que vocês podem ver no meu álbum do Flickr e o Test Drive Cadeira de Rodas, que tem na parte de projetos! hehehe

Da clickteam, eu ouvia falar também do Jamagic, mas nunca mexi! hehehe

Mugen, um maker de jogos de Luta. Foi desenvolvido em Allegro, é um maker no estilo que você modifica e distribui. Bem fácil de mexer! Eu não mexi com ele, mas sempre baixava jogos feitos nele, eram muito legais!

O GameMaker, uns dizem ser o melhor maker que existe, não sei não viu, eu não mexi muito com ele, por que era mais difícil, mas ele tem até uma linguagem de scripting, é o GML. Dizem que a útlima versão dá até para fazer jogos 3D, mas acho que não é tão bom. Mas quanto a multiplayer online, conheço gente que já fez um MMORPG com ele! Claro, utlizando a GML, mas é um feito! hehehe

Tem o 3D Game Maker, que não tem nada a ver com o GameMaker, é da TheGameCreators, eu ficava louco com as screens, mas nunca mexi, e também nunca ouvi falar bem nem mal dele.

A TheGameCreators, também tem o FPS Creator, que é um maker para a criação de jogos FPS (First person shooter), estilo. Esse até que falam bastante nele, porém, é claro, que é muito limitado, além de ser pago né…

Agora na era dos MMORPGS, também existem makers para estes jogos. A maioria são feitos em VB6, pela facilidade de se trabalhar com sockets. O Elysium Diamond é o mais popular. Não é aconselhável para iniciantes, pois é necessário fazer alguns reparos no seu código fonte. É 2D, mas dá para fazerem gráficos legais com ela. Se você tem uma turma equipe pequena, com programador e designers, dá para mexer legal com ele, mas ainda preferiria montar um do zero.

Além destes, é muito comum você achar outros bem desconhecidos e simples, geralmente com estilos definidos. Eu fiz esta listinha com alguns que achei:

Você pode achar mais no SuperDownloads!

Eu mesmo já pensei em criar um maker (ainda é um projeto) de jogos em Flash. Com actionscript 3, compilado com o HaXe (compilador de actionscript 3 free). Acho que ficaria legal, é interessante a idéia, mas não é uma tarefa fácil. Vou levar este projeto por mais algum tempo! hehehe

Apesar da postura de muita gente da área de GameDev contra makers, eu defendo o uso deles, mas para iniciantes com vontade de “brincar”. Se você realmente quer entrar na área de Desenvolvimento de jogos, você tem algumas possibilidades, se curte arte, aprenda a modelar, ou a desenhar, se curte programação, começe a programar, se curte música, aprenda mais técnicas do assunto, se gosta de criar histórias, exercite. Claro, se a sua opção dessas não é programação, continue usando makers para brincar, mas divulge seu trabalho para ver se consegue alguma equipe!

6 Respostas

  1. Pow, já usei o Mugen por coisa de 1 ano. É maneiro, tem um script interessante e não é mto complexo. Dá suporte à uma porrada de coisa e o resto, qnd vc quer, consegue por gambiarras =P

    O mais maneiro é o tempo de produção bem curto: em 15 ou 20 dias vc tem um personagem pronto. Isso, claro, sem contar em adaptar aquele teu personagem qualquer pro modelo de jogo que vc quiser (Marvel vs Capcom, por exemplo)

  2. Eu era viciado no TGF hehe… fiz uns seis jogos com makers, o último que eu não cheguei terminar (naquele tempo eu costumava terminar os projetos), eu tava fazendo com o MMF2, beeeeemm melhor que TGF hehe… mas deu pau no HD e já era, ia ser meu melhor game até hoje hheuehue..

  3. A, o Game Maker é bem melhor do que aparenta ser, ou do que você descreveu, uso ele a mais de 2 anos, pra mim, e na minha opinião, ele quebra o RPG maker, o The games factory, o Game Editor e muitos outros editores de jogos por simples motivos:

    * Linkagem dinâmica de DLL
    * Linguagem de programação interna simples e muito poderosa
    * Parece ser simples a primeira vista, mais se pode criar até programas inteiros, é claro, com muito esforço e trabalho duro😉

    E por último, ele tem um site oficial muito bem feito, e ainda se pode enviar e jogar jogos criados com ele!
    http://www.yoyogames.com

    Recomendo esse soft pra iniciantes, intermediários e experts! Muito bom!

  4. A! Aliás, GameMaker é uma coisa, Game Maker é outra.
    Game Maker é o que você descreveu alí, GameMaker é um criador de games pra Mac e pra Commodore 64 (!!!)
    É claro, todos totalmente diferentes um do outro

  5. Olá Luiz Fernando…

    Eu sei que o Game Maker (num sabia da diferença do espaço ^^) é um ótimo maker, dá para fazer coisas espetaculares com ele, como eu disse, tenho um amigo que fez um MMORPG, mas eu num mexi muito nele, só acho ele mais complicado que os demais, disse do Multimedia Fusion, por que é muito fácil, não tem programação nem nada, muito indicado para iniciantes (principalmente crianças!), e como eu era uma né (hehehe), e depois disso logo entrei para a programação, então nem deu tempo de mexer com ele, mas sempre recomendo pra todo mundo que me pergunta como criar jogos!

    A propósito, seu blog está errado! Posta de novo aí pra gente saber! ^^

    Valeu pelo Comentário Luiz, volte sempre! =D

  6. http://gmakerspot.blogspot.com

    Eu postei outro comentário, só que acho que não foi
    ¬¬’

    Aliás, ótimo blog =D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: