Programação Online

Eu comecei a mexer com sockets no começo do ano, na verdade, nem fiz muitas coisas, só um jogo da Velha Online (VéiaOnline) e comecei a desenvolver a DBXmlRequest. Agora já faz um tempinho que não mexo com isso, mas me deu uma vontade de desenvolver algum jogo online, quem sabe até para o Contest da UniDev!

Mas então eu pensei se não seria interessante aprender outra API. Raknet, Zoidcom, parecem ser duas apis bem interessantes para programação de jogos online. Elas provém conexão por protocolo UDP, porém emulando uma estrutura TCP (Orientado a conexões).

A Zoidcom é bem interessante tal, mas eu achei ela difícil em relação a RakNet! Nos exemplos, coisas simples pareciam grandes e complicadas, eu que não sou nem um pouco preguiçoso, meio que deixei de lado.

Agora a RakNet me pareceu bem simples e super interessante. Vendo uma vídeo-aula que tem no site, eu entendi bastante dela, e já fiz uns testes aqui, to gostando bem dela, vou estudar mais para fazer algum joguinho online! ^^

Tem também a Asio, da Boost, que tá tendo uma boa repercussão agora! Mas sei lá, talvez seje legal aprender logo a RakNet, por todas as vantagens de ser direcionada a Programação de Jogos mesmo.

Vou continuar mais um tempo na RakNet, ver se consigo fazer este jogo que estou pensando, depois eu posto aqui tudo o que acho sobre ela, e vocês, quem souber, por favor diga o que acha dela, ou dê suas opniões sobre essas outras aqui citadas. hehehe

Valeu

Uma resposta

  1. Já usei a RakNet é boa, mais não usa quase nenhum recurso da linguagem, e tem varias otimizacoes de triangulos, compressão e criptografia, já asio suporta network assincrono e sincrono o que é muito bom. e quando voce “resolve um endereço de dns” ela retorna um iterator com todos os ip, e não um vector ou algo do tipo, sei lá eu fico com a asio no final das contas.

Deixe uma resposta

