Gamedev Resources

Primeiramente eu gostaria de desejar a todos um Feliz Ano Novo, e que 2009 seja muito bom para todos vocês.

Então… são 11 da manhã de primeiro de janeiro e eu não durmi até agora desde ontem, acho que nem vou durmir mesmo, só à noite agora. Eu fiquei passeando pela internet essa noite e encontrei algumas coisas interessantes, que eu tinha que compartilhar com vocês, não é nada muito novo, mas eu não conhecia, então muita gente aí também pode não conhecer também…

No youtube, achei uns canais interessantes sobre GameDev, um deles é o do GyroVorbis, que além de ter alguns vídeos explicando sobre desenvolvimento de jogos em si, tem uma série muito interessante que ele fez com a “equipe” dele. Adventures in Game Development tem 15 capítulos, sendo que alguns capítulos são separados em partes. Eles todos se juntaram para desenvolver uma engine para rodar em PC e Dreamcast, cada vez vão para a casa de alguém, é uma bagunça. Um programa a engine, o outro o MapEditor, o outro os scripts (em lua), e eles zoam muito, é muito legal! Passei a noite inteira vendo os vídeos deles. Vale a pena conferir, veja o primeiro capítulo:

Adventures in Game Development Chapter 1

Depois vai olhando os outros.

É claro, é indispensável um pouco de conhecimento em inglês, mas nem tanto, se você não é muito bom, vai ouvindo com atenção e assistindo os vídeos, são muito bons.

Não deixe de conferir os outros vídeos do mesmo canal, tem uns dando dicas sobre gamedev.

Também tem outro canal muito interessante, que é o da LusikkaMage, ela tem vários tutoriais sobre C/C++, Winsock, Allegro (uma playlist com uns 16 vídeos sobre allegro) e até tutorial de sprites!

A Rachel (dona desse canal) também ajuda os caras lá encima, mas só com sprites.

Fora isso tudo aí, em algum lugar que eu não lembro mais, achei um site com vários vídeo tutoriais de OpenGL. Claro, ele está em inglês também, por isso que eu digo, é melhor você começar a estudar mais inglês se quiser ingressar na área de GameDev! hehehe


Navegando pelos meus Feeds, também encontrei uma Lib para C++ para programação fácil de jogos 2D (e 3D também, vai) acelerados por hardware via Direct3D. É a IndieLib. Na verdade ela foi feita para a implementação de ‘protótipos’ de jogos, por ser fácil de implementar. Não mexi nela ainda, mas me parece ser bem amigável.

Ahh, e não é por que ela foi feita para fazer protótipos de jogos que você não possa criar um jogo sério nela, você pode sim, inclusive acho que ela seja boa para iniciantes ou pessoas que queiram resultados rápidos.

Vale a pena dar uma olhada e uma fuçada! hehehe


Vou deixar um link muito interessante que é essa lista de ferramentas e libs para programação de jogos (tudo free):

Free Game Development Libraries

Tem mais coisa lá que você pode imaginar! hehehe


Ahh, e como o Flausino postou no GamedevBR: “Ano novo, tudo novo”, eu to cheio desse layout aqui, to querendo mudar, mas eu queria mesmo é estrear com novo tema quando eu colocar ele em um servidor e domínio próprio, mas eu to vendo que não vai ser para agora, talvez mês que vem só… então quem sabe eu mude! =D

3 Respostas

  1. Muito show! curti d+ , principalmente o “Adventures in Game Development”, IndieLib parece ser legal…

    abs!#

  2. Muito interessante essa dica dos canais do Youtube. Realmente tem bastante coisa bacana por lá.

  3. a indielib, pelo que eu vi é para usar com3 d tb, e se nao me engano nao suporta shaders..

Deixe uma resposta

