GameSpaceLib – Que tal?

Já há um tempo que eu ando procurando uma boa biblioteca para programação de jogos 2D em C++ com renderização por hardware. Uso Allegro há um bom tempo, e sou fã incondicional pela biblioteca. Mas há momentos, que fazer algo nela, fica realmente chato (e pesado! hehe). Ela só renderiza por software (ok, tem até renderizadores por hardware, mas não vale a pena…).

Andei pesquisando por aí bibliotecas ports de DirectX e/ou OpenGL (dando mais valor à segunda, por ser multiplataforma), achei várias delas, inclusive postei aqui no blog sobre uma delas. Mas a preguiça nem deixou eu testar nenhuma! hehe

Claro, também já tinha visto a GameSpaceLib no fórum da UniDev, mas como eu disse, a preguiça realmente me pegava. Aí então vi o contest da GameSpaceLib. Eu já adoro contests, ainda mais com a possibilidade de ganhar algum prêmio (ótimos livros), e o melhor de tudo, aprender a usar uma biblioteca, porque em contests, a preguiça diminui um pouco! Aí eu entrei pro ‘jogo’!

Dessa vez, quem me pegou mesmo foi o tempo. Tive que fazer tudo nos últimos dias, mas sem problemas, pelo menos terminei o (uma demo jogável) jogo.

GameSpaceLib

Bom, mas e aí? Então, vou falar um pouco sobre a biblioteca…

Primeiramente, gostaria de falar que é uma biblioteca que está em constante atualização, foi criada e é mantida pelo André Santee, que a maioria de vocês da área de GameDev do Brasil já deve ter ouvido falar. Inclusive, vou aproveitar e dizer que hoje mesmo saiu uma nota no site dizendo que a versão 1.5.2 está pra sair esse mês, acesse o site e veja um vídeo de um efeito implementado nela!

Ela é muito fácil de usar, pois ela cria toda a parte gráfica, deixando a parte mais fácil e gostosa com você, que é criar. Apesar de ser fácil, e ser criada em cima do DirectX (e do OpenGL, em breve), a única limitação é a sua criatividade. Por usar DirectX/OpenGL, é possível criar efeitos gráficos de alta qualidade com o uso de Shaders. Quem é que não gosta de um jogo 2D com vários efeitos? Na minha opnião, é melhor que um 3D!

Claro que ela não tem somente parte gráfica. Ela incorpora a biblioteca Audiere para toda a parte sonora. Perfeito para usar com OGG! Também tem sistema de Input e rotinas para lidar com o tempo, que são SIMPLES demais e muito eficientes.

Tá, mas é tudo 1000 maravilhas? Sinceramente, eu só desenvolvi um projeto com ela, não tive muitas experiências, porém todas elas foram muito boas. Sem contar que a documentação é ótima.

Quanto ao meu jogo do contest, eu pretendo dar uma incrementada nele. Aproveitar para aprender mais sobre a Lib, e então criar um projeto que eu estou pensando há um tempo. É um projetinho até que grande (perto dos que eu faço! haha), e acho que ela será perfeita para ele. Em breve, eu volto a falar deste projeto, vai ser interessante.

Ahh, e você, está esperandoo que? Vai no site, veja os tutoriais (por enquanto ainda são poucos, mas assim que puder, vou fazer algum também), exemplos e baixe a biblioteca. Boa sorte.

Deixe uma resposta

