2D Versus 3D

2D Versus 3D

Muitos de vocês diriam que 3D é melhor. Mas já pararam para pensar como era bom jogar jogos de Super Nintendo? Ou PS-One 2D?

Junta tudo isso com a capacidade de processamento dos computadores e consoles de hoje, e imagina o que se pode fazer com jogos 2D. Muitos efeitos gráficos, velocidade, movimentos alucinantes, dá pra abusar de jogos com duas dimensões apenas.

Tenho muita vontade de começar a criar jogos 3D, mas acho que ainda não tenho experiência suficiente em programação de jogos, e também não quero estragar esta fase bacana que é a de criar jogos simples 2D. Não que eu ache que jogos 2D são melhores, mas são charmosos e exigem muito mais criatividade. Criatividade, termo principal no desenvolvimento de jogos.

Veja quantos FPS’s têm no mercado hoje? É um tipo de jogo interessante, divertido, mas é quase sempre a mesma coisa. Mas mesmo assim eles ainda vendem muito, por que? Porque trazem uma simulação realista de combates, mortes, tiros e tal. Agora imagina um pong? Como você vai vender um pong mudando apenas o tema dele? Não dá, você tem que ter criatividade para inovar sobre isso.

Tá certo que eu exagerei um pouco ao usar o Pong como exemplo, mas deu pra ter uma idéia, né? Aproveitar as limitações das duas dimensões para desenvolver a criatividade e criar muitos jogos divertidos e bonitinhos! hehehe

É por isso que eu acho que qualquer gamedeveloper deveria começar mexendo com jogos 2D, pois foi onde tudo começou. O conceito de jogos digitais era só 2D e mesmo assim saíram os jogos mais famosos do mundo. Por que não começar por aqui?

To ficando com vontade de desenvolver algum jogo, e já tenho um concept de um que eu quero desenvolver. Mas dessa vez, eu vou investir bastante em GameDesign e documentação. Vou criar concepts e em breve posto aqui mais detalhes sobre ele.

5 Respostas

  1. Sugestão: Procure uma API 2D, que use tecnologia das atuais placas 3D. Assim você terá a possibilidade de usar a aceleração de harware, shaders, partículas, imagens vetoriais e várias outras coisas legais.

    Uma API simples com essa proposta é a Haaf’s Game Engine: http://hge.relishgames.com/

  2. Opa Vini, beleza, cara?

    É exatamente sobre isso que eu tratei no último post: https://crocidb.wordpress.com/2009/04/06/gamespacelib-que-tal/

    Estou usando a GameSpaceLib, que tá ficando boa. E me sinto muito bem apoiando o desenvolvimento de ferramentas brasileiras como essa.

    Mas já dei uma boa olhada na HGE, e gostei muito, parece ótima. Fica aí a dica para o pessoal.

    Obrigado. =D

  3. É isso mesmo. Também é interessante notar que tem muitas pessoas que tem dificuldade em manipular a terceira dimensão (meu pai é um exemplo que acaba se atrapalhando quando joga jogos de plataforma em 3d). E ainda dá pra fazer muita coisa bacana em 2d (ainda mais com os recursos de hoje).

  4. ahaha, engraçado hoje temos mais ferramentas para 3d que 2d, será que porque acham que 2D é mais fácil? e mesmo que for, será que mesmo assim, o cara tem que meter a mão e codar sem nenhum auxílio? bom escrevi isso pensando principalmente nas bibliotecas free para c++ que dão suporte a desenvolvimento por hardware, deu para contar nos dedos as que eu achei que preenchiam esses requisitos

    acabei ficando com a HGE, ofi a mais madura.. e mesmo asims tava bem além do que eu queria: estava a procura de algo que ainda estivesse em constante desenvolvimento.. a HGE parece que aprou no tempo, o directx é o 8, não dá suporte à shaders, point sprites (legal para fazer particulas com menor custo!) etc, etc.

    Mas mesmo assim fiquei com ela, no fórum eles lhe ensinam varios hacks, como fazer o upgrade para directx 9. além disso eu modifiquei para dar suporte à shaders.. ufa eu nem tinha começado o jogo e já estava quase desistindo rsrs

    bom mas mesmo assim, ainda pensei que estava no lucro, pelo enos se tivesse que fazer a minha própria em directx ou Opengl(que até fiz alguns teste, mas já eh outra historia comprida :D)

    no final das contas, você ainda fica em dúvida, se fez a melhor escolha.. se tal plataforma seria mais rápido, etc. Mas acho que temos que conviver com isso😛

    Quanto ao jogo( ah sim, o jogo!) terminei um protótipo dia desses, e postei na gamedev🙂

    http://www.gamedev.net/community/forums/topic.asp?topic_id=531203

  5. Olá Bruno,

    Acabo de conhecer o seu blog, e estou achando muito legal. Meu nome é Everton Baumgarten, sou desenvolvedor de jogos há 5 anos, mais especificamente Serious Games para web. Tenho uma empresa focada neste seguimento aqui no país.
    Como você, também tenho um blog, onde compartilho artigos, problemas e soluções com a comunidades. Este artigo em particular me chamou a atenção, pois meses atrás escrevi exatamente sobre o 2D vs 3D. Se quiseres dar uma olhada o endereço é: http://evertonbaumgarten.wordpress.com/2009/03/25/a-bolha-das-3-dimensoes/

    Abraço!

Deixe uma resposta

