GameDev com Ruby

Ruby… essa linguagem que vem crescendo tanto ultimamente (claro, ela deve isso ao Rails, mas isso é outra história, nem vou entrar em detalhes porque também não sei muito), também pode ser uma boa opção para você que deseja programar jogos.

Dei uma googleada sobre bibliotecas para desenvolvimento com ela, e achei muita coisa boa. Existem ports para SDL e OpenGL (não achei nada sobre Allegro… se alguém achar, por favor compartilhe), o que já seria suficiente para este post. Porém eu vou além. Gostaria de mostrar um pouco mais.

Temos também a Gosu, que me parece bem famosa para quem é da área do Ruby, porém que eu desconhecia. Ela usa SDL para o gráfico, e me pareceu bastante interessante. A Rubygame também me parece uma boa alternativa. Ela é um “port” da pygame (do Python) para Ruby. Mas o que mais me espantou, foi ver um port de Ogre3D pra Ruby! O OgreRB.

A Ogre3D, como eu já disse por aqui mesmo, é uma Engine 3D pra C++ completa para jogos profissionais, e ter uma adaptação para Ruby é uma ótima notícia para quem gostaria de não só brincar, mas criar jogos bem interessantes com Ruby. Entretanto, não sei se Ruby é viável para a criação de jogos AAA.

Também não pretendo programar jogos com Ruby não. Quero aprender Ruby sim, porém com outros propósitos. Não que eu não acredite na linguagem para jogos, só que eu prefiro C/C++ para isso mesmo. Na verdade, não vou muito bem com linguagens com sintaxes muito diferentes do C-Style. Mas vou aprender Ruby em breve.

Fica aí a dica pra você que quer desenvolver jogos, mas nunca o fez, ou nunca programou, pois ruby é uma linguagem totalmente orientada a objetos, e de fácil assimilação e aprendizado. Ou então para você que já mexe com Ruby e gostaria de começar com GameDev. =D

Uma resposta

  1. Æ!!

    Ótimo post cara!
    Não sabia desse port da Ogre3D para Ruby!!! Realmente muito interessante! Quem sabe eu brinque um pouco com ela. =)

    Aprenda Ruby que vale a pena, e se precisar, estamos por aí!

    Há braços

Deixe uma resposta

