Music Shooter

Semana passada eu dei uma idéia de criar um Contest de ActionScript 3 para o feriadão pelo twitter. O Rodrigo Flausino gostou da idéia e resolveu ajudar a divulgar o Contest no GameDevBR. As regras eram simples, bastava criar um jogo usando ActionScript 3 no feriadão, postar ele no Kongregate, e então publicar o link do jogo na página do tópico na GameDevBR, em uma semana, vamos verificar as notas mais altas dadas pelos usuários do Kongregate. A idéia deu-se em uma conversa com o Andrei Regiani em que agente falava em aprender ActionScript 3. Eu já estava com essa vontade há algum tempo, aproveitei.

Music Shooter

Sorte minha é que eu já estava com a idéia do jogo quase toda na cabeça antes mesmo de ter a idéia do contest, esse já seria meu próximo jogo. Aí então comecei a aprender AS3 e desenvolver o jogo logo na sexta. Terminei a sexta-feira com toda a movientação e tiros funcionando. No sábado implementei a parte dos sons, e no domingo finalizei.

[Jogar]

O Music Shooter é um jogo dos clássicos Shooters, porém com um adicional legal, você tem que atirar em notas musicais, tocando-as. Jogue o Music Shooter agora. Em breve eu pretendo instalar a API do Kongregate para ter um Ranking de pontos, e logo então continar a desenvolvê-lo, fazendo que as notas tocadas, não sejam meras notas aleatórias, porém que sejam músicas.

Não tive muitos problemas com ActionScript3, aliás, adorei a forma como ele trabalha com o Flash. Só achei que algumas coisas eram muito mais fáceis de se fazer com o AS2 e só dificultaram agora, mas tá ótimo.

O Contest era aberto para quem quisesse participar, porém só eu e o Andrei mesmo participamos, ele entrou com o Hounting Pigs, um jogo super hilário.

O Contest foi um teste, espero agitar mais contests como esse futuramente, talvez num futuro não tão distante. Já pensei em criar um em C e alguma biblioteca gráfica. Quem estiver afim, basta ficar atento aos posts aqui do blog e também me seguir no Twitter, pois lá eu vou avisar também, e pode até surgir algumas discussões sobre os temas/ferramentas.

2 Respostas

  1. Po, faz um tempo que eu tô querendo aprender a fazer jogos em Flash, mas não consigo me acostumar com o ambiente do Flash (apesar de só ter usado versões antigas).

    Pra fazer esse jogo você usou o Flash mesmo ou o Flex Builder?

    • Pelo o que ele me disse, só usou Flash mesmo. (como eu);
      No meu jogo, foi tudo feito no Action Script 3(que pode ser escrito no bloco de notas mesmo), não usei o Flash nem pra posicionar os objetos, basicamente o Flash foi só o “render” do jogo…e como no meu jogo os gráficos são todos vetores (feitos no Illustrator), o Flash proporciona um ótimo render!
      Também dá pra usar o FlashDevelop pra escrever AS.
      até+

Deixe uma resposta

